Mundo Gastronômico

25 março, 2007

Futebol, Churrasco e Cerveja!!! (Replay - 20jun06)

Quando se pergunta aos estrangeiros que moraram na Austrália qual a comida típica de lá, raramente ouve-se uma única resposta. Mas, se perguntarmos aos Australianos, eles começarão uma lista sem fim de comidas tradicionais, desde aquelas com influência aborígine até as receitas de família e/ou as receitas regionais. Parte disso deve-se principalmente (e como sempre!) a influência dos povos que lá habitaram, ou que para lá imigraram. Assim, a Austrália é um caldeirão de mistura de sabores, pois além das influências culturais dos povos que lá habitam (habitaram) há influência também marcante de seus vizinhos e visitantes trazidos pelos ventos, porque essa enorme ilha sempre serviu de porto de parada entre um destino e outro de navegadores de todos os tempos... E os australianos, que se intitulam “aussies”, têm algumas paixões iguais as dos brasileiros: sol, futebol, cerveja e churrasco! Quer melhor!? Melhor mesmo, só uma goleada nesse domingo, regada à cerveja e churrasco, com toque australiano só pra variar!

AUSTRALIAN BARBECUE BEER SAUCE
(Molho Australiano de Cerveja para Churrasco)


Rendimento: 3 xícaras
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:
1 ½ xícara de extrato de tomate
1 lata de cerveja
¼ xícara de vinagre de maçã
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de chá de sal
½ colher de chá de pimenta do reino

Preparo:
Misture todos os ingredientes numa panela, leve ao fogo baixo e deixe ferver por 1 minuto. Espalhe o molho com uma colher sobre a carne a cada 5 minutos durante seu cozimento, até que a carne esteja no ponto desejado.

Dicas:
• Esse molho pode ser usado com qualquer tipo de carne. Para carne de gado, a melhor opção é a maminha ou alcatra.
• O ideal é usar uma peça de carne inteira, no espeto, para facilitar o processo.
• Para carnes com sabor mais delicado, como costelinhas de porco ou carne de frango, use uma cerveja mais leve.
• Para carnes vermelhas, a melhor opção é usar cervejas escuras não adocicadas, como a importada Guiness Stout.
• Para carne de ovelha, substitua a páprica por alecrim e use cerveja leve.

20 março, 2007

Comida da Croácia (Replay - 08jun2006)

BRASIL X CROACIA é na próxima terça!!!
E por falar em Croácia... o que você sabe sobre este país? Pode confessar; nem você nem a maioria dos brasileiros nunca ouviram falar muito da Croácia. Claro que, a essas alturas, a menos de uma semana do jogo de estréia do Brasil na Copa da Alemanha, você já deve estar sabendo alguma coisa. Sobre a gastronomia, posso dizer que a Croácia tem um cardápio bastante diversificado devido às influências geográficas, culturais e sociais. Os assados de carne, e também os tradicionais churrascos turcos e gregos, são muito populares, principalmente de carne de boi, frango, e ovelha. As salsichas, lingüiças, salames e presuntos nos lembram da influência germânica. As inúmeras receitas de espaguete, as ervas, o azeite de oliva e o vinho de suas mesas mostram uma forte presença italiana. Os ensopados com páprica e a paixão pelos peixes de água doce deixam claro sua herança eslava, húngara e russa. Enfim, como o Brasil, a Croácia tem um paladar bem diversificado e cheio de influências estrangeiras. Por isso a receita de hoje é Croata, só pra aumentar o nosso apetite. Aproveite!!!

BRIBIRSKI PRISNATS
(Aperitivo típico da cidade de Bribir, na Croácia)

Rendimento: 6 a 8 pessoas
Dificuldade: Fácil - Moderada
Tempo de preparo: 30min. preparo + 2-3 horas descanso + 1 hora forno

Ingredientes
500g de presunto picado em cubos
150g de bacon picado em cubos
750g de queijo mussarela picado em cubos
1 maço de cebolinha verde picada
12 ovos
1 tablete (15g) de fermento fresco biológico
½ xícara de manteiga
¼ de xícara de água morna
Farinha de trigo (1 ou 2 xícaras)
Sal e pimenta a gosto
Óleo para untar

Modo de Preparo
Misture a água morna e o fermento com 1 colher de sopa de farinha de trigo e deixe crescer. Frite o bacon na manteiga por aproximadamente dois minutos. (Se preferir o bacon mais crocante, frite no microondas em potência máxima por 1 minuto em um refratário coberto com papel toalha, e depois acrescente a manteiga para derreter.) Adicione o presunto e a cebolinha verde, tire do fogo e deixe esfriar.
Bata os ovos e acrescente trigo suficiente (aproximadamente 1 xícara ou um pouco mais) para formar uma massa de consistência mole (como massa de panqueca).
Junte a mistura do fermento e mexa até formar uma massa homogênea. Acrescente a mistura com o bacon, presunto e cebolinha verde, adicione o queijo e tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Deixe a massa crescer por 2 ou 3 horas.
Unte uma assadeira grande com óleo e farinha de trigo, despeje a massa, e asse em forno médio por aproximadamente 1h ou 1h 30min. Ou até que a superfície esteja dourada. Retire do forno, deixe esfriar por 15 minutos, corte em cubos e sirva como aperitivo.
Dica: O tempo de forno varia de acordo com a altura da massa. Para assar mais rápido, divida a massa em duas assadeiras, numa altura aproximada de 3 cm.

Comida de boteco – tem coisa melhor e mais brasileira?! (Replay - 01jun2006)

Brasileiro que se preze adora uma comidinha de boteco, e um bom chope. Se a música diz “quem não gosta de samba, bom sujeito não é” , eu diria: “quem não gosta de comida de boteco, é ruim da cabeça ou doente” ... (do estômago, fígado, ou sei lá do quê!). Ainda mais agora que cada esquina tem um boteco todo enfeitado de verde amarelo, num clima de festa que contagia e nos convida a degustar, entre um chope e outro, entre um gol e outro,... uma batatinha frita, uma polentinha frita, um aipim,... um bolinho de bacalhau, de camarão, de carne, ... croquete, kibe, coxinha, pastel, rollmops, ... ou aquele bom e velho conhecido de todos os botecos do país: o sanduíche no pão francês! Escolha um recheio e prepare para seus amigos caso você queira curtir um jogo da copa em casa, mas com clima de boteco. Aí vão algumas opções de recheio, e você ainda pode preparar na noite anterior. Divirta-se!!!

SANDUÍCHE NO PÃO FRANCÊS
Ingredientes: o pão francês fresquinho e o recheio de sua escolha.

Pão com... Pernil
Asse um pernil de porco, temperado no dia anterior com vinho, cebola, alho e ervas de sua preferência. O segredo é assar em fogo baixo, por um tempo de 30 minutos por kilo da peça (se for de 1,5k, asse por uma hora e meia). Espere esfriar, e enrole em filme plástico para guardar na geladeira.
No dia da festa, fatie em lascas. Numa frigideira, refogue fatias de cebola e pimentão, despeje um pouco do caldo que ficou na assadeira e junte as lascas de pernil. Um pouco antes de servir, aqueça no forno baixo, numa assadeira coberta com papel alumínio. (Pode usar a mesma forma onde foi assado o pernil, só retire o excesso de molho e gordura que restou do cozimento.)

Outra versão do sanduíche de pernil é servi-lo só com a carne, sem cebola ou pimentões, mas acompanhado de fatias de abacaxi em conserva.

Essa também pode ser a receita de Pão com... : costela de boi (assada no forno ou na brasa), frango (assado desfiado), calabresa (frita em fatias), carne seca (desfiada),ou bife.

Pão com... Bolinho
Ingredientes:
1kg de carne moída
2 ovos
1 pão francês molhado no leite
1 cebola
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Cheiro verde bem picado, pimenta do reino e sal a gosto
Preparo:
Misture tudo e faça bolinhas. Passe levemente no trigo e frite em óleo bem quente.
Sirva no pão puro, ou com maionese. Tomate, alface e queijo também podem complementar. Outra opção é servir com molho de tomates com ou sem queijo derretido por cima.

Para acompanhar os sanduíches, ofereça: molho de pimenta, salsinha e cebolinha verde (frescas e picadas), maionese, mostarda, catchup, molho vinagrete.

REPLAY!!!

A pedidos, começo a inserir os textos publicados na coluna Bom Apetite! do Olá! Notícias desde Junho/2006.
Aproveitem!

05 março, 2007

Direto de Curaçao

Das coisas que formam a diversidade de um local, Curaçao tem todas: é o maior centro de comércio na rota entre as Américas e o resto do mundo, foi invadida por piratas que atacavam caravelas carregadas de especiarias e ouro, colonizada por holandeses após terem sido expulsos de Pernambuco. E como toda a América Latina recebeu influência de espanhóis e, claro, dos escravos africanos. O idioma local (Papiamentu) representa bem essa mistura que nos soa estranhamente familiar - no meio das complicadas palavras holandesas ouvimos um ou outro termo num português muito claro e bem brasileiro! Assim também é sua gastronomia, não só pela herança de seus colonizadores, mas pela importância do porto local que distribui produtos trazidos da América, Europa e extremo Oriente. A comida daqui mesmo, chamada de crioula (kreole), tem como base os poucos vegetais que crescem num solo arenoso e bem árido como: a mandioca, milho, chuchu, melancia, manga, banana (plátano) e algumas pimentas e ervas. Peixes, camarões e lagostas são abundantes e há vários pratos feitos com uma enorme e rosada concha cujo molusco, chamado conch pesa até meio kilo. De carnes, típica mesmo é a iguana (isso mesmo, aquele réptil nada simpático que parece um pequeno dragão) e o cabrito, além de galinha e porco. O resto é importado, o que não significa ser ruim, pois os queijos holandeses considerados uns dos melhores do mundo são comuns por aqui e servem para cobrir tudo, deliciosamente derretidos. A base dos pratos locais é um molho avermelhado de pimenta chili em pó com alho, cebola e coentro que serve para marinar tudo, de legumes a peixes. O grande orgulho da gastronomia local são os doces (duschis): uma cocada semelhante à nossa (com mais açúcar do que coco) e um bolo de frutas especial para grandes festas de casamento ou aniversário de pessoas importantes. Motivo pelo qual escolhi a receita de hoje, uma espécie de presente de aniversário à distância ao meu querido amigo Roberto! Bom apetite!

BOLO PRETU

Ingredientes:
250g de farinha de trigo
250g de açúcar
250g de manteiga sem sal
250g de uvas passas brancas
250g de uvas passas pretas
250g de ameixas secas sem caroço
250g de cascas de laranja ou limão cristalizadas
250g de mamão ou mix de frutas cristalizadas
100g de amêndoas sem casca
10 ovos
1 xic. (200ml) de licor de Curaçao (ou licor de laranjas)
½ xic. (100ml) de rum envelhecido ou cognac

Preparo
No dia anterior: Pique as ameixas, misture com as passas e ferva com o açúcar por 15 min. Acrescente as casas de laranja, as frutas cristalizadas, amêndoas e ferva mais n10 minutos. Tire do fogo, misture com as bebidas, e deixe descansar na geladeira por 24h.
No dia da festa: Bata a manteiga com o açúcar, misture os ovos e adicione aos poucos a mistura de frutas intercalando com a farinha.
Unte uma assadeira com manetiga e espalhe a mistura uniformemente. Asse em forno médio-baixo de 1h a 1h30min. Após esfriar e desenformar, corte em quadrados e enrole em papel celofane fechando com fita - como pequenos pacotes de presente aos convidados.