O que comemoram os mexicanos no “Cinco de Mayo”?
Originalmente, a celebração de Cinco de Mayo refere-se à vitória dos mexicanos quando os franceses tentaram invadir Puebla, em 1862. Ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a ver com a Independência do México.
Já, nos Estados Unidos, os americanos aproveitam a data para fazer “Fiesta” e homenagear os Mexicanos, carinhosamente apelidados de “chicanos” ou “cholos” - os mexicanos e descendentes que vivem na América e que tanto contribuíram e contribuem para o crescimento do país. Até a Casa Branca se enfeita com Piñatas, Maracas e Lamparinas, e (pasmem!) o Presidente Americano emite um comunicado para agradecer a comunidade hispânica. Enfim, a festa é um grande evento político para paparicar os mexicanos por um dia! (Porque no resto do ano, nós todos sabemos que o tratamento não é o mesmo.)
No México, celebra-se a data com receitas típicas da região de Puebla, como o famoso molho apimentado com chocolate servido com perú: o Mole Poblano.
Mas, políticas e puxa-saquismos à parte, acho que a data é uma bela desculpa para tomarmos umas Tequilas, Margueritas, Cerveza Sol, e uma comidinha Tex-Mex - porque tacos, burritos e nachos são mais americanos que mexicanos.
E você, o que está esperando? Ariba! Ariba! ... e Andale, Cabrón!
2 Comments:
Daniiii
To acompanho sempre seu blog e to adorando! Muito legal!
Não consigo falar com você, então vou deixar msg por aqui mesmo!
Te enviei um e-mail com as novidades.. dê uma olhada e me responda! hehe
Saudades grandee!!!
Beijos
Fernanda Avelino
8:04 PM
Que interessante! Bom esta será uma ótima desculpa então para sair hoje e tomar umas margueritas aqui pelo Bairro Alto.
Um grande beijo de seu Fã,
Fabiano Narciso - Lisboa.
9:49 AM
Postar um comentário
<< Home