Mundo Gastronômico

28 agosto, 2007

Direto de Salvador – Bobó de camarão


(Escrito em 22/01/07)
Acabo de chegar de Salvador, lavada de corpo e alma! Explico: fui assistir à Lavagem das Escadarias do Bonfim – a segunda maior festa popular da Bahia que reúne aproximadamente um milhão de pessoas entre as baianas, munidas de vasos de flores e água de cheiro para lavar a escadarias, e os devotos católicos ou do sincretismo religioso, que unidos e vestidos de branco pedem bênçãos e muita paz para o ano que se inicia. Como toda festa, há quitutes por toda parte vendidos em barracas espalhadas pelos arredores da festa. Algumas comidas de santo, que pela tradição do candomblé são oferecidas aos orixás, entre elas feijoada, caruru, vatapá, pipoca, e o famoso acarajé (feito de feijão fradinho, frito em azeite de dendê, cuja receita é complicada demais para eu repassar a vocês, me perdoem!). Há também os doces: cocadas, quindins, bolinhos de estudante, cuscuz, canjica, baba-de-moça, manjar, ... Aliás, estes deveriam ser considerados uma refeição à parte, e não como mera sobremesa. Não adianta, sempre que chego a Salvador uma questão polêmica me aflige: O que comer primeiro? Entre tantas iguarias, doces e salgadas, expresso minha predileção pelos Quindins de Yayá e pelo Bobó de Camarão, cuja receita trouxe de um dos mais famosos restaurantes de lá. Bom apetite!

BOBÓ DE CAMARÃO

Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes
200g de aipim descascado e cozido
300g de cebola moída (ou ralada)
300g de camarões frescos, limpos e sem casca
3 colheres de sopa (60ml) de azeite de dendê
125ml de creme de leite
120ml de leite de coco
Sal, coentro e pimenta vermelha (molho ou in natura) a gosto.

Preparo:
Passe o aipim cozido em água e sal no liquidificador com um pouco do caldo do cozimento e um pouco de leite de coco para ajudar a transformá-lo em purê.
Refogue no azeite de dendê a cebola e os camarões. Depois, coloque o purê de aipim e o restante de leite de coco deixando ferver por uns 3 minutos. Acrescente em seguida o creme de leite, desligue o fogo, e ajuste o tempero. Sirva imediatamente acompanhado de arroz e farofa.

Dicas:
- Prefira camarões médios e/ou pequenos, e lembre-se que o camarão é delicado e seu cozimento deve ser breve. Portanto, alerte-se para o tempo especificado na receita.
- A receita original não leva temperos como coentro e pimenta, pois os mesmos são servidos à parte.
- A farofa para acompanhar é feita com farinha de mandioca bem fina e azeite de dendê.