Mundo Gastronômico

28 agosto, 2007

Verão, Sol, Praia... e Sanduíche Natural!

(Escrito em 19/01/07)
Sempre me pergunto o que acontece com as pessoas no verão. Por que o brilho nos olhos é mais intenso? Por que a pele fica mais bonita? Por que os ânimos ficam mais agitados e os sentimentos mais intensos? Acho isso tudo um grande mistério, e talvez seja essa a razão que me faz gostar ainda mais dessa época do ano. Mesmo longe da praia, sentimos esse clima gostoso que aquece corpo e alma. Mas, não há só coisas boas no verão, principalmente quando não estamos de férias e longe da praia. E tudo piora quando resolvemos passar um dia à beira-mar: horas de trânsito, fila nos restaurantes, e péssimo atendimento são alguns fatores que podem atrapalhar nosso humor. A única solução é buscar uma alternativa e estar preparado com uma dose extra de bom humor, ou evitar o que puder lhe incomodar. Assim, dirija-se para praia em horários alternativos, e leve consigo um bom estoque de comidinhas gostosas de praia. Aliás, fazer piquenique é meu programa preferido de verão, seja na praia ou no parque. E os “farofeiros” que me desculpem, mas eu gosto mesmo é de sanduíche natural, fresquinho! É mais leve, saudável, e tem tudo a ver com verão. Tenho tantas receitas de sanduíches naturais que confesso sonhar com uma aposentadoria à beira-mar vendendo sanduíches na praia... Enquanto isso não acontece, divido aqui a receita do meu sanduíche preferido com vocês. Bom apetite!

SANDUÍCHE NATURAL DE PEITO DE FRANGO

Rendimento: 6 a 8 sanduíches
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos

Ingredientes
500g de peito de frango sem pele (com ou sem osso)
Para cozinhar o frango: 1 cebola pequena, 1 dente de alho, 1 folha de louro, 1 colher (chá) de tempero completo em pó, 1 colher (sobremesa) de sal, 1 colher (chá) azeite de oliva.
Para o recheio: 2 cenouras raladas, 1 lata de milho verde, 3 colheres de palmito picado
Para o molho: 2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada, 1 colher (chá) de mostarda amarela, 1 pitada de pimenta do reino branca em pó, 1 pitada de sal, 3 colheres (sopa) de maionese
Para montar os sanduíches: 8 folhas de alface americana limpas e secas com um papel toalha, 16 fatias de pão integral de sua preferência (7 grãos, centeio, ou linhaça são meus preferidos), filme plástico para embalar

Preparo:
Numa panela média, coloque os 7 primeiros ingredientes, cubra com água, e leve para ferver em fogo baixo por 30 minutos. Enquanto isso limpe, pique e prepare os demais ingredientes. (Escorra a água do milho verde, misture com a cenoura e palmito, reserve na geladeira.)
Depois de cozido, limpe e desfie o frango com a ajuda de um garfo para que fique bem fininho. Leve para esfriar na geladeira.
Misture bem os ingredientes do molho (salsinha, mostarda, pimenta, sal, maionese) e junte com o frango desfiado e demais ingredientes. Disponha as fatias de pão sobre uma superfície limpa e seca e arrume as folhas de alface sobre metade delas. Nas demais, distribua o recheio de maneira uniforme. (O ideal é que o recheio fique com um mínimo de 3 cm de espessura para fazer um sanduíche caprichado.) Junte as metades de pão, enrole no filme plástico e leve à geladeira.

Dica: Prepare o frango e recheio na noite anterior. Deixe para misturar o molho e montar o sanduíche no dia para que o pão não fique molhado demais.