Mundo Gastronômico

27 julho, 2007

Café – Da evolução para a revolução

(Escrita em 05/12/06)
Outro dia ouvi a seguinte frase: “Depois dessa semana, nosso café nunca mais será o mesmo!” Essa frase se refere à grande rede americana de cafés gourmet que será inaugurada hoje, em São Paulo, e promete chegar com todas as forças para revolucionar o pensamento e gosto do brasileiro em relação ao café. Isso porque, apesar do país ser o maior produtor há dois séculos, a indústria de café no Brasil evolui lentamente em relação à qualidade. Em parte por falta de conhecimento técnico dos produtores e da indústria , mas também em função do preço, pois o café de qualidade tem um custo maior.Isso significa que sempre produzimos quantidade, mas sem conhecer a real qualidade dos nossos grãos, acabamos vendendo os melhores grãos para indústrias estrangeiras e consumindo internamente grãos bons misturados com grãos nem tão bons assim que resultam numa bebida de qualidade inferior. Com o recente crescimento de pontos de venda de cafés gourmet em cidades grandes do país, é provável que o brasileiro comece a descobrir e valorizar as diferentes qualidades e tipos de cafés especiais (gourmet). Precisamos usar essa revolução de mercado em nosso favor, para aprender mais sobre o assunto, para saber preparar um café de qualidade, para conhecer novas técnicas de preparo e, principalmente, para poder degustar o melhor café! Assim, trago hoje dicas para o preparo de um bom café. Bom apetite!

COMO PREPARAR UM BOM CAFÉ EM CASA

 Para começar, utilize um filtro de papel, dobre a parte inferior, e certifique-se que o papel seja do mesmo tamanho e forma do porta-filtro.
 Utilize cafés com moagem média ou fina.
 Use uma medida padrão para a quantidade de pó. Recomenda-se 80g a 100g de pó para um litro de bebida (5 a 6 colheres de sopa). A medida correta deve ser experimentada até encontrar aquela que melhor atenda o seu paladar.
 Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente. Não compacte, nem aperte a camada de café.
 A água utilizada deve ser pura e limpa. Utilize sempre água filtrada ou mineral na preparação do café.
 Imediatamente antes da fervura (90ºC), despeje a água sobre o pó, umedecendo-o todo. Comece molhando o pó de café das beiradas para o centro do coador/filtro. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro, sem misturar com a colher.
 Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro resultará o café. Entretanto não exceda 4 a 6 minutos, para que a extração excessiva não torne o café amargo.
 Para um café bem quente, escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café.
 Jogue fora o filtro e o café já usados. Não passe a bebida novamente pelo café esgotado porque ela ficará amarga e com sabor desagradável.
 A preparação em cafeteiras elétricas utiliza o mesmo tipo de café e as mesmas medidas. Para fazer quantidades grandes (mais que 12 xícaras pequenas), o longo tempo de preparo pode resultar em sabor amargo. Se isto ocorrer, faça menos xícaras por vez.
 Jamais misture o café com açúcar para coar. Na verdade, o bom café gourmet não necessita de açúcar, pois seu amargor é tão leve que deixa a bebida levemente adocicada e suave ao paladar.
(Algumas informações foram retiradas do site: www.abic.com.br)

FROZEN COFFEE & SHAKE
(Bebida gelada de café com sorvete)

Rendimento: 2 xícaras (400ml)
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 10min.

Ingredientes
1 bandeja de gelo com café forte (ou expresso) congelado*
1 xícara de leite frio
2 colheres (sopa) de chocolate puro em pó (sem açúcar)
1 colher (sopa) de açúcar
½ colher (chá) de essência de baunilha
2 bolas de sorvete de creme
Chantilly em spray para decorar (opcional)

Preparo:
* Prepare um café bem forte no dia anterior e despeje em uma bandeja de forma de gelo.
A proporção, para 500ml de água é usar de 4 a 6 colheres de pó de café.
Aqueça duas colheres de leite e use para dissolver o chocolate em pó.
Misture os demais ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo.
Ajuste o sabor e a consistência acrescentando mais açúcar ou mais leite.
Para decorar, use o chantilly e uma pitada de chocolate em pó e/ou uma pitada de café solúvel. Sirva em seguida.