Mundo Gastronômico

21 maio, 2007

O Pinhão nosso de cada dia! (Replay - 14set06)

Nem tudo que vem como frio é ruim... Esse friozinho fora de época tem nos trazido a agradável companhia de um dos alimentos mais saborosos da nossa terra, o pinhão. Há registros, de 6 mil anos atrás, que os índios nativos da região de floresta araucária não só se alimentavam do fruto, mas também se aproveitavam da sua época de colheita para caçar os animais que dele se alimentavam. Composto basicamente por amido – o que o faz lembrar uma batata ou mandioca – o pinhão é rico em vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, e cálcio. Seu preparo pode ser doce ou salgado, e a cada dia surgem receitas inovadoras: farofa de pinhão, paçoca de pinhão, hambúrguer de pinhão, recheio para carnes assadas, sopa de pinhão, pão, souflé, rocambole, pudim, quindim, e até o tal “entrevero” que lembra um grelhado de carnes e legumes oriental, com molho de soja, mas é invenção do pessoal da Serra Catarinense. Bom Apetite!

ENTREVERO DE PINHÃO

Rendimento: 6 a 8 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 1hora e 30 minutos

Ingredientes
1 kg de pinhão cozido
500g de frescal* ou carne-de-sol
500g de picanha
500g de alcatra
500g de lingüiça calabresa
500g de mandioca
250g de bacon
500g de tomate
500g de cebola
500g de pimentão verde
150ml de shoyu
25ml de manteiga de garrafa

Preparo:
Cozinhe, separadamente, os pinhões e a mandioca cortada em pedaços médios. Descasque os pinhões ainda quentes. Pique também os legumes em pedaços não muito miúdos (tomando por base o tamanho dos pinhões) e reserve. Numa chapa quente (ou numa panela tipo wok) frite todas as carnes, utilizando a manteiga líquida. Comece com o bacon, depois a lingüiça que dará sabor as demais carnes.
Depois das carnes bem fritas, vá misturando os legumes, os pinhões inteiros, o shoyu e a mandioca cozida, até ficar bem quente.
Sirva o prato acompanhado de pão, e/ou farofa, e/ou arroz.

Dica: Essa receita pode servir como inspiração para você criar a sua, substituindo ou tirando alguns tipos de carnes ou acrescentando outras verduras como cenoura, repolho, vagem. Enfim, use a imaginação e divirta-se!

* O frescal é uma carne salgada e seca em “ar fresco” por uma noite, muito comum na serra catarinense e gaúcha, também utilizado no preparo do arroz de carreteiro. Sua criação surgiu da necessidade dos tropeiros em preparar seu alimento para longas viagens.