Mundo Gastronômico

11 maio, 2007

Itália VI - Região Sul (Replay - 18ago06)

O sabor do Mediterrâneo!
Cercada pelo Mar Mediterrâneo, a cozinha do sul da Itália confunde-se com a cozinha mediterrânea. Em quase todos os pratos os alimentos são sempre frescos, as preparações são rápidas e simples, valorizando os alimentos in natura e acrescentando apenas um leve toque de sabor como algumas gotas de limão siciliano, azeite de oliva ou a própria azeitona, alcaparras, alcachofras, tomates frescos, verduras, ervas e pimentas frescas. Tudo utilizado com muita moderação, muita parcimônia. As receitas são criadas com pouquíssimos ingredientes, muitas vezes apenas cinco ingredientes conseguem dar forma e sabor esplêndidos a um prato. Aqui, encontra-se um dos cardápios mais saudáveis de todo o mundo, justamente pelo frescor dos alimentos e simplicidade no preparo. A massa comum em toda Itália, chama atenção em Puglia pelo formato orecchiette (parece uma pequena orelha) e pelo modo artesanal de preparo. As pizzas de Nápoles são feitas com massa finíssima, muito molho de tomates com um toque de alho, manjericão, e o queijo serve apenas para enfeitar. Da Calábria, destacamos os embutidos, especialmente os salames. Nas ilhas, Sicília e Sardenha, os frutos do mar são preparados das mais variadas formas: mariscos, peixe espada, camarões, sardinhas, lagostas, lulas... Mas basta uma grelha, algumas gotas de limão, e a companhia de um dos melhores azeites de toda Europa para você preparar um banquete. Bom Apetite!

COZZE AL FORNO
(Mariscos ao forno)
Rendimento: 4 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
2 kg de mariscos frescos com a concha
2 dentes de alho
1 maço de salsinha fresca, picada
Suco de 1 limão siciliano
50ml de vinho branco seco
4 colheres de sopa de farinha de rosca
Azeite de oliva, sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo:
Limpe os mariscos, e leve-os a uma panela com 1 xícara de água fervente. Tampe e deixe cozinhar até que estejam abertos. Escorra e reserve a água.
Aqueça o forno em temperatura alta.
No liquidificador, bater o alho, a salsinha, o suco do limão, o vinho, e o restante da água do cozimento dos mariscos. Misture a farinha de rosca, tempere com sal e pimenta.
Abra os mariscos e disponha as metades com o molusco sobre uma forma.
Com a ajuda de uma colher, distribua a mistura do liquidificador sobre os mariscos. Regue com azeite de oliva e leve ao forno quente até dourar.
(Aproximadamente de 10 minutos.) Sirva em seguida.

Dica: O limão siciliano é aquele de cor amarela clara, com as extremidades pontudas. Hoje também já é cultivado no Brasil e pode ser encontrado facilmente. Em último caso, substitua-o por limão comum.

Outras receitas da semana que você pode solicitar com seu comentário:
- Pesce Spada In Salmoriglio (peixe espada marinado, na grelha)
- Caponatta de legumes (prato frio de verduras com nozes, azeitonas e alcaparras)
- Cassata Siciliana (sorvete de ricota com frutas cristalizadas e pistache)