Mundo Gastronômico

16 abril, 2007

Para aquecer, Quentão! (Replay - 06jul06)

Calor é essencial à vida, e alguns alimentos têm o poder de aquecer não só o corpo, mas também a alma. Segundo a tradicional medicina chinesa os alimentos considerados “quentes” são responsáveis por aquecer o corpo, entre eles: gengibre, cravo, canela, cardamomo (uma semente picante e aromática muito popular no Oriente), casca de laranja, pimenta. Enquanto nossos corações ainda estão frios pela decepção da Seleção Brasileira na Copa, a temperatura fria do inverno teima em tentar esfriar nosso corpo, aproveito para citar um grande pensador alemão, Goethe: “O vinho dá alegria ao coração do homem e a alegria é a maior das virtudes”!
Assim, aproveite a receita de hoje que reúne todos os ingredientes que precisamos para aquecer nossos ânimos, corpo e alma! (Mas, beba com moderação!)

VINHO QUENTE

Rendimento: 1 ½ litro (serve seis doses)
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes
1 xícara de açúcar
casca de 1 laranja média
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 ramas de canela
5 cravos
1 pitada de noz-moscada ralada
1 l de vinho tinto seco
1/2 l de água
1 dose (50ml) de cachaça
Opcional: 1/2 maçã (verde ou vermelha) descascada e cortada em cubos pequenos, regada com uma colher (sopa) de suco de limão.

Preparo
Em fogo baixo, numa panela funda, derreta a metade do açúcar com o cravo, a canela, o gengibre e a noz-moscada. Cuidado para não queimar, mas deixe o açúcar derreter e formar o caramelo.
Despeje a cachaça, e assim que ela estiver quase evaporada acrescente o vinho e a água.
Junte o açúcar restante, e se for usar, a maçã.
Deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos e sirva bem quente

Dicas:
* Em algumas regiões é costume servir o Vinho Quente (também chamado de Quentão) com uma gemada bem cremosa, ou com merengue de claras de ovos.
* Para preparar esta receita sem álcool basta substituir o vinho por suco concentrado de uva.