Mundo Gastronômico

13 fevereiro, 2007

YES! Nós temos bananas!?!?!?

Apesar da banana ser considerada uma preferência nacional, consumida de norte a sul do Brasil, ao contrário do que pensamos a “banana nossa de cada dia” não é tão nossa assim. Claro nós temos banana sim! Mas, nossa mesmo, 100% nacional, só a banana da terra, aquela banana que só conseguimos comer cozida, porque é “amarrenta” (trava na boca). As bananas que consumimos atualmente são originárias da Índia, que se espalharam pela África, e embarcaram de carona em navios espanhóis e portugueses na época das grandes navegações até chegar no Brasil (e em toda a América também).
O que importa mesmo é que, nossa ou não, nós adotamos várias espécies que se adaptaram por aqui, e hoje a banana pode ser considerada paixão nacional.
E, em época de Copa do Mundo na Alemanha, que tal uma receita meio brasileira meio alemã? Anote aí:

CUCA ALEMÃ COM BANANAS

Rendimento: 10 fatias (5 a 6 pessoas)
Dificuldade: Moderada
Tempo de preparo: 1hora preparo + 2 horas descanso + 1 hora forno

Ingredientes
Massa:
1 xícara (240ml) de leite
1 tablete (15g) de fermento biológico para pão
5 colheres de sopa (45g) de açúcar
4 e ½ xícaras (640g) de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa (60g) de manteiga sem sal
1 ovo
manteiga para untar
Cobertura:
4 a 6 bananas maduras em fatias (molhadas com limão para não escurecer)
¾ de xícara (135g) de açúcar
1 e ½ xícara (225g) de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1 xícara (240ml) de manteiga sem sal derretida

Prepare a massa: Numa tigela, misture o leite morno com o fermento, 1 colher de açúcar, e mexa para dissolver. Junte ½ xícara de farinha de trigo, para fazer uma massa com a consistência de uma massa grossa para panquecas. Cubra a tigela e deixe a mistura crescer por uma hora ou até dobrar de volume.
Depois, acrescente a farinha de trigo e o açúcar restantes, o sal, a manteiga e o ovo. Amasse e sove bastante até obter uma massa lisa, que se desprenda facilmente da tigela e das mãos. Unte uma tigela com manteiga, coloque a massa, cubra com um pano de prato e deixe descansar de novo em lugar morno até dobrar de volume.
Unte uma assadeira média (26 X 40 cm), estique a massa e deixe crescer novamente.
Pré-aqueça o forno em temperatura baixa (180 C).
Prepare a farofa: numa tigela, junte a farinha de trigo, o açúcar, e a canela, e misture. Acrescente a manteiga derretida aos poucos, bem devagar, enquanto mistura os ingredientes entre as mãos, até obter uma farofa granulada.
Monte a cuca: Coloque as fatias de bananas sobre a massa. Espalhe a farofa por cima, cobrindo as bananas. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 45 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe esfriar, corte em pedaços e sirva.