Direto de Curaçao
Das coisas que formam a diversidade de um local, Curaçao tem todas: é o maior centro de comércio na rota entre as Américas e o resto do mundo, foi invadida por piratas que atacavam caravelas carregadas de especiarias e ouro, colonizada por holandeses após terem sido expulsos de Pernambuco. E como toda a América Latina recebeu influência de espanhóis e, claro, dos escravos africanos. O idioma local (Papiamentu) representa bem essa mistura que nos soa estranhamente familiar - no meio das complicadas palavras holandesas ouvimos um ou outro termo num português muito claro e bem brasileiro! Assim também é sua gastronomia, não só pela herança de seus colonizadores, mas pela importância do porto local que distribui produtos trazidos da América, Europa e extremo Oriente. A comida daqui mesmo, chamada de crioula (kreole), tem como base os poucos vegetais que crescem num solo arenoso e bem árido como: a mandioca, milho, chuchu, melancia, manga, banana (plátano) e algumas pimentas e ervas. Peixes, camarões e lagostas são abundantes e há vários pratos feitos com uma enorme e rosada concha cujo molusco, chamado conch pesa até meio kilo. De carnes, típica mesmo é a iguana (isso mesmo, aquele réptil nada simpático que parece um pequeno dragão) e o cabrito, além de galinha e porco. O resto é importado, o que não significa ser ruim, pois os queijos holandeses considerados uns dos melhores do mundo são comuns por aqui e servem para cobrir tudo, deliciosamente derretidos. A base dos pratos locais é um molho avermelhado de pimenta chili em pó com alho, cebola e coentro que serve para marinar tudo, de legumes a peixes. O grande orgulho da gastronomia local são os doces (duschis): uma cocada semelhante à nossa (com mais açúcar do que coco) e um bolo de frutas especial para grandes festas de casamento ou aniversário de pessoas importantes. Motivo pelo qual escolhi a receita de hoje, uma espécie de presente de aniversário à distância ao meu querido amigo Roberto! Bom apetite!
BOLO PRETU
Ingredientes:
250g de farinha de trigo
250g de açúcar
250g de manteiga sem sal
250g de uvas passas brancas
250g de uvas passas pretas
250g de ameixas secas sem caroço
250g de cascas de laranja ou limão cristalizadas
250g de mamão ou mix de frutas cristalizadas
100g de amêndoas sem casca
10 ovos
1 xic. (200ml) de licor de Curaçao (ou licor de laranjas)
½ xic. (100ml) de rum envelhecido ou cognac
Preparo
No dia anterior: Pique as ameixas, misture com as passas e ferva com o açúcar por 15 min. Acrescente as casas de laranja, as frutas cristalizadas, amêndoas e ferva mais n10 minutos. Tire do fogo, misture com as bebidas, e deixe descansar na geladeira por 24h.
No dia da festa: Bata a manteiga com o açúcar, misture os ovos e adicione aos poucos a mistura de frutas intercalando com a farinha.
Unte uma assadeira com manetiga e espalhe a mistura uniformemente. Asse em forno médio-baixo de 1h a 1h30min. Após esfriar e desenformar, corte em quadrados e enrole em papel celofane fechando com fita - como pequenos pacotes de presente aos convidados.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home