Mundo Gastronômico

02 abril, 2007

Brasil X Japão: Nem tão diferentes assim! (Replay - 22jun06)


Embora a gastronomia japonesa já faça parte do cotidiano de muitas mesas brasileiras, ainda há brasileiros que se arrepiam quando ouvem falar de comida japonesa, pois acham que ela se resume em peixe cru. Claro que, por ser uma ilha com extensão de terra relativamente pequena, a maior fonte de alimentos é mesmo o mar. Os japoneses apreciam todo e qualquer fruto do mar, incluindo algas de diversas espécies, e os peixes são consumidos não só como sushi e sashimi, mas também fritos, assados, cozidos, e ensopados. A gastronomia japonesa é riquíssima, muito variada, e por incrível que pareça também recebeu influência da gastronomia portuguesa, assim como a brasileira. Isso porque durante a época das navegações os portugueses estabeleceram comércio com o Japão, e dessa relação os japoneses aprenderam a usar o açúcar para confeitos e doces, e sobretudo a técnica da fritura que é utilizada numa das suas mais famosas especialidades: o tempurá, que é basicamente legumes envoltos em massa e fritos. Mas semelhança mesmo com a nossa comida são os Korokke – uma espécie de croquete de batata e carne (de origem meio portuguesa, meio francesa), perfeitos pra acompanhar uma cervejinha gelada para assistir ao jogo Brasil X Japão. Então, aproveite a receita abaixo e dôozo itadaitê-kudassai (sirva-se)!

KOROKKE
(Croquete de batata japonês)

Rendimento: 10 bolinhos
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 1hora preparo

Ingredientes:
1 kg de batata
500g de carne picada (ou moída)
1 cebola
2 ovos
1 colher de chá de sal
Óleo para fritar
Farinha de trigo para moldar
Farinha de rosca para empanar
Modo de Preparo:
Cozinhe as batatas descascadas, escorra, amasse como purê e deixe esfriar.
Pique a carne na faca em pedaços muito pequenos ou, se preferir, use carne moída.
Pique a cebola e refogue com um fio de óleo. Acrescente e refogue a carne até ficar dourada e bem sequinha. Retire do fogo e misture o purê de batatas, tempere a gosto.
Com a mão, e com a ajuda de um pouco de farinha de trigo, faça bolinhos em formato de um hambúrguer pequeno. Em três tigelas, deixe os ovos batidos, a farinha de trigo e a farinha de rosca, para cobrirem os bolinhos e fazer á milanesa. Passe cada bolinho na farinha de trigo, nos ovos batidos, e na farinha de rosca (nessa ordem); e jogue diretamente em frigideira com óleo quente (ou fritadeira a 180ºC). Sirva em seguida.
Dica: repare a receita com antecedência e guarde os bolinhos sem fritar na geladeira, envoltos em papel toalha. Frite apenas alguns minutos antes de servir.