Mundo Gastronômico

09 abril, 2007

Brasil X França: que seja doce! (Replay - 29jun06)


Quando D. João VI (Rei de Portugal no início do séc. XIX) resolveu fugir de Napoleão Bonaparte para o Brasil com toda sua comitiva, a aristocracia brasileira resolveu recorrer ao requinte e sofisticação da gastronomia francesa para bem receber a corte portuguesa. Desde então herdamos vários quitutes franceses (quiches, risoles, souflés, croquetes, vol-au-vent) e muitos termos que ainda usamos em hotéis e restaurantes (garçom, maître, menu). A gastronomia francesa sempre foi reconhecida como a melhor do mundo, a mais requintada, a mais elaborada... Assim como o futebol brasileiro! Claro que, as coisas mudam, os tempos são outros, mas a fama permanece. Mesmo que nossa última experiência em jogo de copa do mundo com a França nos deixou um amargo na boca, é bom se preparar para o jogo de sábado e de uma forma ou de outra sentir o gostinho doce - da vitória, ou deste delicioso doce francês. Bom jogo!

TARTE TATIN
(Torta de maçã invertida)

Rendimento: 8 a 10 fatias (4 a 5 pessoas)
Dificuldade: Moderada
Tempo de preparo: 30 min. preparo + 30 min. de forno

Ingredientes:
Massa
2 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de manteiga
2 colheres (sopa) de água
1 pitada de sal
Cobertura (recheio)
1 ½ xícara de açúcar
½ xícara de manteiga
2 kg de maçã verde (ou fuji)
Acessório: Fôrma redonda com 35cm de diâmetro

Preparo:
Massa
Misture a farinha, o sal e a manteiga. Acrescente a água e amasse até que se desprenda das mãos. Se estiver muito mole, junte um pouco mais de farinha. Deixe descansar por 15 minutos e abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha. Reserve.
Cobertura (recheio)
Derreta a manteiga na fôrma. Acrescente uma xícara de açúcar.
Descasque as maçãs, retire as sementes e corte-as em gomos de 2cm de espessura. Distribua-os no fundo da fôrma, sobre o açúcar derretido com a manteiga (de preferência em círculo, com a parte grossa de uma fatia sobre a parte fina da outra, como se fosse formar o desenho de uma rosa), polvilhe com o açúcar restante e leve à chama do fogo médio/baixo. Quando a maçã começar a ficar macia, e a calda dourada, retire a fôrma do fogo e deixe esfriar.
Montagem
Aqueça o forno em temperatura média.
Abra a massa e coloque-a sobre a fôrma, pressionando as laterais.
Asse até que a massa fique bem dourada. Retire do forno e vire em seguida (ainda quente) sobre um prato.
Dica: Sirva só ou com uma bola de sorvete de creme.

Curiosidade: Essa torta chama-se Tatin, pois foi criada por duas irmãs que tinham este sobrenome e ficaram famosas por emplacarem essa receita no sofisticado restaurante Maxim´s em Paris, no séc. XIX.