Mundo Gastronômico

30 abril, 2007

Itália II - Região Nordeste (Replay - 20jul06)

Um prato ou uma obra de arte?
Continuando o especial sobre a Itália, dividimos o mapa do país em cinco grandes regiões para facilitar o entendimento e a escolha das receitas. Da região nordeste, destacamos o Vêneto com seus pratos de peixes frescos e frutos do mar vindos do Lago Garda e do Mar Adriático; Treviso com suas verduras e legumes frescos da estação como ervilhas, abobrinhas, aspargos, radicchio (endívia), entre outros que dão sabor aos tradicionais risotos; além das massas e a tradicional polenta, aqui servida grelhada com molho de tomate. Outro famoso prato da região é o Carpaccio que, ao contrário do que se pensa, nada tem a ver com a espessura das fatias da carne, e sim com sua cor vermelha, pois sua criação veio da necessidade de Giuseppe Ciprianni, proprietário do famoso Harry´s Bar de Veneza, em agradar a Condessa Amália Moncenigo que, por indicação médica precisava seguir uma dieta com muita proteína e a carne crua era o alimento mais indicado. Assim, inspirado nas obras de Vittorio Carpaccio, pintor de Veneza do Séc. XVI famoso por usar sempre em suas telas fortes tons de vermelho, Cipriani criou o prato de finíssimas fatias de carne dispostas em forma de estrela, e originalmente temperado com molho de maionese, gotas de molho inglês, polpa de tomate, creme fresco, uma gota de molho de pimenta vermelha e outra de conhaque. A versão abaixo é mais atual e simples, com molho básico de azeite e limão. Bom Apetite!

CARPACCIO

Rendimento: 2 porções (2 pessoas)
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 minutos de preparo + meio período na geladeira

Ingredientes
250g de posta branca em fatias finíssimas *
Suco de ½ limão
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
50g de queijo parmesão em lascas grossas
Sal e pimenta do reino a gosto
Complemento (opcional): 4 cogumelos frescos tipo Paris ou Porcini, ou ½ maço de rúcula, ou radicchio italiano em fatias, ou 2 corações de alcachofras em fatias.

Preparo
* Para cortar a carne em fatias finíssimas, deixe a carne por aproximadamente duas horas no freezer para que fique com uma consistência firme, mais fácil de fatiar. Se possível, use um fatiador elétrico de frios para maior precisão, ou uma faca elétrica. Se optar por cortar pessoalmente, escolha uma faca grande de fio, bem afiada e de lâmina fina para facilitar o corte.
Divida as fatias de carne em dois e disponha em forma de estrela sobre um prato raso, cubra com filme plástico tirando todo o excesso de ar e deixe descansar por meio período na geladeira.
Na hora de servir, espalhe as lascas de queijo parmesão sobre o centro da carne. Se você preferir usar algum ingrediente opcional, alterne com o queijo parmesão para que os sabores se misturem.
Misture o azeite com o limão num recipiente fundo e bata com um garfo energeticamente até engrossar o molho. Despeje em gotas sobre os pratos e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Sirva com pão italiano ou torradas.

Dica: Um outro molho que é muito utilizado para acompanhar o Carpaccio é o molho de alcaparras. Para prepará-lo é só bater os ingredientes no liquidificador: 1 colher de sopa de alcaparras em conserva, ½ xícara (100ml) de azeite de oliva extra virgem, suco de ½ limão, 2 colheres de sopa de água filtrada.

Outras receitas da região: Risi & Bisi; Tiramisú; Pesce in Úmido.
Para receber estas receitas, solicite enviando seu comentário!