Mundo Gastronômico

23 abril, 2007

Itália I (Replay - 13jul06)

Nem tudo acaba em pizza... às vezes é só o começo!!!
Ainda influenciada pelo resultado da Copa do Mundo e com grande carinho que nós brasileiros temos pelos italianos, resolvi escrever uma série sobre a gastronomia italiana que é uma das mais conceituadas do mundo. Começo hoje pela pizza, cuja origem veio da evolução da picea - um disco de massa fino feito de farinha e água por alguns povos do oriente médio há aproximadamente três mil anos atrás. A pizza como nós conhecemos hoje, um disco de massa coberto com molho de tomate e queijo, só foi desenvolvida depois que os Portugueses e Espanhóis levaram o tomate da América para a Europa. A pizza com rodelas de tomate e queijo, teve sua origem em Nápoles, por isso a chamamos de Pizza Napolitana. E a criação da Pizza Margherita é atualmente atribuída a Raffaele Esposito, um cozinheiro que resolveu nomear sua criação em homenagem à Rainha Margherita no ano de 1889. Aproveite a receita abaixo e bom apetite!

PIZZA MARGHERITA

Rendimento: 3 pizzas (de 35cm de diâmetro)
Dificuldade: Moderada
Tempo de preparo: 1h preparo + 1h e 30min. de descanso

Ingredientes
Massa:
1 xícara de água morna
1 tablete (de 15g) de fermento biológico fresco
½ colher de chá de açúcar
½ colher de chá de sal
1/3 de xícara de azeite de oliva
500g de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo (fase final para moldar a massa)
Cobertura:
150ml de molho de tomate
300g de tomates maduros
600g de queijo mussarela
3 ramos de manjericão fresco
azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta do reino a gosto
Acessórios: 3 formas redondas rasas com no mínimo 35cm de diâmetro.

Prepare a massa:
Dissolva o fermento na água. Reserve.
Forme um vulcão com 500g farinha e despeje a mistura líquida no centro. Sove a massa muito bem e deixe descansar por 1 hora (deve dobrar de tamanho).
Divida a massa em 3 porções e forme bolas, arrumando em tabuleiro polvilhado com farinha. Polvilhe mais farinha sobre a massa e deixe descansar por mais 30 minutos.
Pré-aqueça o forno em temperatura alta.
Coloque a farinha restante sobre uma superfície (limpa seca e lisa, de preferência de mármore) e abra os discos com um rolo de massa (embora a maneira ideal é fazendo movimentos leves com as pontas dos dedos e depois girando a massa com as costas da mão fechada). Gire a massa para retirar o excesso de farinha e arrume na forma de pizza. Espalhe o molho e a cobertura e asse em forno quente.

Prepare a cobertura:
Corte os tomates em rodelas e tempere com sal e pimenta a gosto.
Rale o queijo mussarela (use o ralador p/ cenouras).
Monte a pizza: Distribua o molho igualmente nas três pizzas, espalhe o queijo, e disponha as fatias de tomate por último. Leve para assar por 5 a 10 minutos, espalhe as folhas de manjericão e sirva em seguida.