Mundo Gastronômico

15 maio, 2007

Meu Brasil brasileiro! (Replay - 31ago06)

Semana passada, falei das comidas que trazem conforto, e aproveito a deixa pra falar da nossa comida brasileira, tão reconfortante! Parece brincadeira dizer que, um país onde ainda há pessoas que passam fome, é considerado pela maioria dos estrangeiros que nos visitam como um dos lugares onde melhor se come no mundo. Que a mesa do brasileiro é farta, não se pode negar, pois nosso solo é rico em frutas e verduras, somos um dos maiores criadores de gado, porco e frango do mundo, e nosso extenso litoral é riquíssimo! Mas, será que sempre foi assim? Como chegamos onde estamos atualmente, com uma gastronomia tão rica, tão variada, cheia de influências dos quatro cantos do mundo? Para responder a essa pergunta, começo hoje uma série sobre a História da Gastronomia no Brasil, com uma receita 100% brasileira, da época dos índios – os brasileiros que deram origem a essa deliciosa mistura de povos, culturas e costumes que é o nosso país. No início, o principal alimento indígena era a mandioca, geralmente transformada em farinha ou beiju, que servia para acompanhar carnes e peixes assados na brasa sobre uma espécie de grelha chamada “moquém”. O pessoal do litoral conhece muito bem e até hoje não vive sem o famoso peixe com pirão. Bom Apetite!

PEIXE ENSOPADO COM PIRÃO
Rendimento: 4 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes
1 e ½ colher de peixe em postas
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 maço de cheiro verde (salsinha + cebolinha verde)
8 tomates sem pele e sem semente em cubos
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de extrato de tomate
500g de farinha de mandioca
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Prepare o molho de tomates refogando a cebola e o alho no azeite. Depois acrescente os tomates, o extrato de tomates e a folha de louro. Adicione quatro xícaras de água fervente e junte o peixe limpo ao molho. Deixe ferver até cozinhar o peixe (preste atenção, pois a maioria dos peixes cozinha em aproximadamente 10 minutos, e se cozinhar demais eles desmancham). Acerte o tempero com sal e pimenta a gosto.
Retire duas xícaras do molho, ponha em outra panela e acrescente duas xícaras de água fervente. Junte aos poucos a farinha de mandioca, mexendo sempre para evitar que o pirão fique empelotado. Ajuste o tempero novamente, e deixe cozinhar por uns 3 minutos, mexendo vigorosamente.
Espalhe o pirão sobre uma travessa, disponha os peixes por cima junto com o restante do molho. Salpique o cheiro verde e sirva em seguida.

Dicas: A melhor farinha para fazer o pirão, é aquela do litoral do PR e SC, bem branca e fininha. Se o molho empelotar, use um mixer para ajudar a dissolver e deixar o pirão com uma consistência lisa e homogênea.