Mundo Gastronômico

13 maio, 2007

Comfort Food... É sopa! (Replay - 24ago06)

Enquanto bebo um chá quentinho, de frutas e gengibre pra aquecer o corpo nesse frio que voltou, busco a inspiração pra escrever a coluna da semana. Entre um gole e outro de chá, lembro do termo inglês: Comfort food – usado para chamar aquelas comidinhas que trazem conforto e bem-estar ao corpo e à alma. Todo mundo tem a sua, mas geralmente ela nos remete à infância, adolescência, ou um período gostoso de nossas vidas. São comidas com “gosto de” colo de mãe, carinho de vó, abraço apertado de pai,... recheadas de emoção, amor e doces lembranças: bolo de chocolate, pão de queijo quentinho, sopinha de legumes, purê de batatas, mingau, macarrão na manteiga, canja de galinha, brigadeiro na panela, café com leite, chocolate quente, etc. Algumas curam e aquecem por conta de um ingrediente que não consta da receita, mas que descobrimos assim que é feito um elogio: “Foi feita com amor!” responde quem a preparou. Outras, como a canja de galinha (tão comum nas dietas daqueles que precisam recuperar suas energias) contém propriedades terapêuticas antiinflamatórias. Então, aproveitem o friozinho, e curtam o final da semana com o conforto que só uma boa refeição traz!
Bom Apetite!

SOPA DE ABÓBORA

Rendimento: 4 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga sem sal (ou azeite de oliva)
1 xícara de cebola picada
1 colher (chá) de gengibre ralado
½ colher (café) de raspas de noz-moscada
½ colher (chá) de curry em pó
1 litro de caldo de galinha*
1 colher (sopa) de extrato de tomate
½ colher (chá) de sal
4 xícaras de abóbora em cubos (sem casca e sem sementes)
1 xícara de maçã picada
½ xícara de leite (ou creme de leite)
Pimenta (in natura, do reino ou calabresa) e salsinha picada a gosto.

Preparo:
Numa panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Acrescente a cebola e refogue por 3 minutos. Junte o gengibre, curry, noz moscada, e mexa por 30 segundos. Misture o trigo e mexa por mais 30 segundos. Adicione o caldo, o extrato de tomate, o sal e misture bem. Em seguida, junte a abóbora e a maçã e deixe ferver em panela tampada, sob fogo baixo, mexendo ocasionalmente, por 25 minutos – ou até que a abóbora fique macia. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Bata a mistura no liquidificador (ou num mixer) para ficar cremosa. Despeje a sopa na panela e acrescente o leite, mexendo até ferver. Sirva com salsinha picada para decorar.

Dicas:* O melhor caldo é preparado em casa. Para isso, utilize uma carcaça de frango (pode usar pescoço, pés e miúdos também), 1 cenoura e 1 cebola picadas, alguns ramos de salsinha e cebolinha verde. Coloque tudo na panela com 2 litros de água fria e deixe ferver em fogo baixo até o caldo reduzir pela metade. Coe com um papel toalha sobre uma peneira grande para tirar as impurezas e o excesso de gordura.

Outros acompanhamentos: Rúcula fresca picada e croutons – que são pequenos cubos de pão amanhecido passados na frigideira, temperados com azeite de oliva, alho e sal.