Refletindo sobre nutrição - Parte 1
Ultimamente somo atacados por uma quantidade sem fim de informações sobre nutrição. Alimentos proibidos e dietas milagrosas. É tanta novidade que ficamos perdidos e sem saber o que comer. Em parte, isso se deve ao fato de que a nutrição é uma ciência relativamente nova, ainda em crescimento, por isso surgem novidades sobre o assunto quase todos os dias. E ainda existe muita coisa que não se sabe sobre nutrição, daí a confusão. O primeiro bandido dessa história toda é a gordura. Mas aí surgem as perguntas: Porque os Franceses, com sua dieta rica em gorduras saturadas, têm um índice tão baixo de mortes por doenças cardíacas? Porque algumas pessoas são sensíveis a alguns alimentos e outras não? Como o cálcio pode ajudar na perda de peso? O que são antioxidantes, e como eles trabalham em nosso organismo? O que são alimentos funcionais? Em meio a tantas dúvidas, algumas pessoas se revoltam e decidem comer de tudo. Enquanto outras se tornam escravas das dietas da moda (e a última moda é a Dieta de Jesus!). E a maioria fica sem saber o que fazer, mas busca o equilíbrio. Eu, particularmente acho que qualquer coisa em exagero faz mal, mesmo as coisas boas. Mas, se eu pudesse dar somente um conselho sobre nutrição, seria para comer de tudo um pouco, dando ênfase aos alimentos não processados, como era a dieta dos nossos avós. Coma o arroz com feijão básico, carnes em pouca quantidade, e uma variedade de verduras e frutas todos os dias. Como esse cozido, bem equilibrado, uma versão mais light da receita da minha avó. Bom apetite!
COZIDO DE CARNES E VEGETAIS
Rendimento: 10 a 12 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 2 a 3 horas
Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1 kg de carne de boi (acém e/ou paleta)
500g de lingüiça calabresa fina (enrolada)
500g de lingüiça defumada (tipo Blumenau)
500g de lombo de porco defumado
4 cebolas grandes picadas
5 dentes de alho picados
1 folha de louro
5 batatas grandes
2 aipins (mandioca)
3 cenouras grandes
600g de abóbora (de pescoço ou moranga)
3 espigas de milho
1 repolho médio
1 maço de couve mineira
5 bananas maduras (da terra ou nanica)
1 maço de cheiro verde picado
Sal e pimenta do reino a gosto.
Preparo:
Limpe bem a carne e tire todo o excesso de gordura. Aqueça uma panela grande, e doure a carne com o óleo para pegar cor. Em seguida, refogue a cebola com o alho, e junte o lombo e a folha de louro. Adicione água quente (3 litros) e deixe ferver por 1 hora, até ficar macia.
Enquanto isso descasque e corte os vegetais em cubos grandes (tente deixá-los do mesmo tamanho). Exceto o repolho que deve ser cortado em quatro pedaços, e a couve que deve ser enrolada e amarrada (use fio dental para amarrar).
Junte as lingüiças ao cozimento das carnes e deixe ferver por mais 15 minutos.
Adicione os vegetais por ordem de tempo de cozimento (primeiro batata, aipim, e o milho, depois cenoura e abóbora, por último couve e repolho).
Retire uma concha do caldo e, numa panela pequena, adicione mais uma concha de água fervente para cozinhar as bananas em separado.
Para servir, distribua as carnes num prato, os vegetais em outro, a banana e o caldo em separado. Para acompanhar, faça um pirão do próprio caldo com farinha de mandioca. Ou arroz branco.
Dica: Para o cozido ficar com o mínimo de gordura, faça o seguinte: após o cozimento da carne, desligue o fogo, deixe esfriar, e coe o molho numa peneira forrada com papel toalha. Você também pode preparar as carnes na noite anterior, levar à geladeira, e no dia seguinte retirar a camada de gordura que se forma sobre a superfície.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home