Mundo Gastronômico

19 junho, 2007

Refletindo sobre nutrição - Parte 4 (A luta entre o Bem e o Mau)

Nessas últimas três semanas refletimos sobre nutrição, focando sempre o que há de pior em nossa alimentação. Hoje, porém, busco tentar aliviá-los do sofrimento de tirar totalmente do cardápio os alimentos ruins. Simplesmente porque, mesmo os alimentos ruins têm sempre algo de bom. O ovo, por exemplo, que passou anos sendo tachado de vilão pelo alto índice de colesterol ruim que contém na gema, já conseguiu ser aceito como “nem tão ruim assim” como provam as últimas pesquisas sobre o assunto, mostrando que o ovo tem sim seu lado bom. E, pasmem: agora ele faz bem pro coração!?! Isso sem contar que proporciona sensação de bem-estar, ajuda a aprimorar as funções cerebrais, faz bem aos ossos e fortalece o sistema imunológico. Portanto, repito o que disse em meu primeiro texto da série “Refletindo sobre nutrição”: Se eu pudesse dar somente um conselho sobre nutrição, seria para comer de tudo um pouco! Tanto do que é considerado ruim, quanto daquilo que é considerado bom. Afinal, não é à toa que Deus fez do homem um ser onívoro por natureza! (Onívoro é o animal que come qualquer tipo de alimento - vegetal ou animal.) Então, aproveito a deixa para passar-lhes uma receita deliciosa, recheada de alimentos “do bem” e “do mau” em perfeita harmonia. Porém, lembre-se: coma sempre com moderação! Bom apetite!

QUICHE DE PALMITO

Rendimento: 8 porções (fatias)
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 1h 45 min.

Ingredientes
Massa:
200g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
1 ovo
1 colher (café) de sal
¼ de xícara (50ml) de água fria
½ colher (sopa) óleo de cozinha para untar
Recheio:
1 lata de creme de leite
300g de queijo parmesão ralado
1 vidro de palmito picado e escorrido
3 a 4 ovos
Sal e pimenta do reino a gosto.
Acessório: Fôrma redonda de fundo removível ou refratário comum, com 30cm de diâmetro.
Preparo:
Prepare a massa arrumando a farinha num pequeno monte, sobre uma superfície lisa e limpa. Junte, aos poucos, a manteiga e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa grossa. Faça uma cova no centro (como um vulcão) e despeje o ovo, já misturado com a água e sal. Comece a misturar com ajuda de um garfo, e continue o trabalho com as mãos, até que forme uma massa homogênea. (É importante não amassar muito, pois a temperatura da mão aquece a massa deixando-a cada vez mais mole e pegajosa.) Assim que a massa estiver desgrudando dos dedos, está no ponto. Deixe-a descansar por 1 hora na geladeira. Abra a massa com um rolo, numa espessura de 0,5 a 1cm e ponha sobre a fôrma/refratário. Leve ao forno quente para pré-assar por 15 minutos.
Prepare o recheio. Bata as claras em neve e junte as gemas mexendo com delicadeza. Acrescente, aos poucos, o creme de leite já misturado ao queijo. Por último junte o palmito. Distribua o recheio sobre a massa quente, e leve ao forno em temperatura média-baixa por cerca de 40 minutos, até o recheio se consolidar e ficar dourado por cima. Sirva morno ou frio.

Dica: Para a receita ficar mais saudável, substitua metade do palmito por 1 xícara de brócolis cru, picado; e metade do queijo parmesão por mussarela (light ou de búfala).
Esta é uma receita básica, para criar a sua,