Mundo Gastronômico

06 abril, 2010

Sempre temos escolha!



"Um novo estudo sugere que a gordura cria dependência como cocaína e heroína. Comer mal é um vício ou temos escolha?"
Assim como em qualquer vício, acredito que sempre há escolha. Só que o difícil é não escolher o caminho mais fácil, o mais atraente, e aparentemente o mais gostoso...
Segundo o texto retirado da Revista Época dessa semana a gordura vicia tanto quanto algumas drogas como cocaína e heroína.
Como todo estudo científico, não se consideram as variáveis a que estamos sujeitos na vida real. Afinal o estudo foi baseado em experiências com ratos de laboratórios.
Eu concordo com vários pontos da pesquisa apresentada na matéria e acredito, por experiência própria, que deve ser verdade na prática. Principalmente no que se refere ao mecanismo do vício que faz com que você sinta necessidade de consumir uma quantidade cada vez maior da substância viciante. E, como tudo o que tem gordura é bom, dá um prazer visceral, um prazer primitivo e quase inexplicável - não fosse ascendência pré-histórica nos homens das cavernas cuja gordura era tão estimada não só por mantê-los saciados por mais tempo, como por ter outras funções como ajudar a proteger a pele do frio, dos insetos, e do sol.
Voltando à reportagem, confesso que sempre fico indignada com o comportamento dos (nesse caso, americanos) que sempre procuram um culpado para todos os males da humanidade. Ou seja, a pesquisa, se "levada às últimas consequências, ela pode até mesmo sugerir que os consumidores são manipulados pela indústria do fast-food do mesmo modo como jovens são aliciados por traficantes na porta das escolas." ...
Tudo bem em usar a pesquisa como exemplo para que mudemos nossos hábitos alimentares e busquemos nos alimentar melhor. Ótimo saber que precisamos nos policiar cada vez mais. Maravilhoso para servir como uma base para tentarmos mudar as merendas infantis e os cardápios das cantinas dos colégios e incentivar as crianças (e seus pais) a cultivar uma alimentação saudável. Mas culpar a indústria alimentícia e as redes de fast-food é um pouco de exagero, não acham!?
Ainda bem que o autor da matéria lembrou que "convivemos com substâncias potencialmente perigosas o tempo inteiro" e "tudo depende das escolhas individuais e das circunstâncias".
Pensando nas circunstâncias, por exemplo, se você estiver com fome e tiver à sua frente uma comida pronta e gordurosa ou uma opção saudável mas que levará certo tempo para ser preparada, qual você ataca primeiro? Eu atacaria a gordurosa, sem dúvida!
Enfim, adorei a reportagem, acho que é uma boa base para tentarmos nos livrar não só do vício por alimentos gordurosos, mas para lembrarmos que precisamos estar alertas às nossas escolhas, precisamos investir em hábitos alimentares saudáveis. Porque vício é uma consequência do consumo regular de susbtâncias que nos dão prazer. E, se podemos nos viciar em coisas ruins (que nos dão prazer porque escolhemos consumí-las), também podemos nos viciar em coisas boas ao fazermos escolhas cada vez mais conscientes e com o hábito aprender a gostar dos alimentos saudáveis.
Mas, por favor, nada tão certinho e restrito que nos impeça de saborear, muito de vez em quando, uma coisinha gostosa e recheada de gordura. Porque eu ADORO comer uma porcaria!
Será que daqui uns anos veremos a frase "consuma com moderação" impressa em queijos, linguiças, salames, hambuguers, bolos, bolachas, manteiga, creme de leite, azeites, chocolates, sorvetes e etc???
Cada vez mais, algumas das minhas teorias se comprovam: 1- Devemos comer de tudo, e pouco! 2- Na vida, tudo o que é demais faz mal. E isso serve tanto para as coisas boas, quanto para as ruins! E tanto para as coisas boas demais (porque viciam) quanto para as ruins demais (porque se são muito ruins, não devem fazer bem mesmo)!

Se quiserem ler a matéria na íntegra, aí vai o link:

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Eric Schlosser wrote 'Fast Food Nation' and Michael Pollen wrote 'The Omnivore's Dilemma' a few years ago. The movie Food, Inc was launched in 2008, and pretty much covers the same material as the German documentary 'Our Daily Bread' by Nikolaus Geyrhalter in 2003.

I think you're right about the fact that we as individuals have the responsibility to chose wisely for ourselves and our children. Culturally we're becoming more slothful and the big conglomerates have begun to prey ever more happily on our weakness.

So the article you refer to does a good job of bringing to light the facts about how habit forming the fattier diet can be. However what I fear is missing, and it's something you touched on, is that each of us has a duty to protect the human body we've been given during our short stay in this realm.

Really missing you and your hubby. Wish you'd take a break and come visit us here near the parks in Florida!

Big kiss and hugs,
Anthony

12:31 AM

 
Blogger Dani Narciso said...

Dear Tony,
Thanks for your words.
We really miss you all as well!
Kisses & Hugs,
Dani & Mau.

12:31 PM

 

Postar um comentário

<< Home