Mundo Gastronômico

05 abril, 2010

A Páscoa além do chocolate...


Ontem ouvi uma reportagem numa rádio sobre a Páscoa na França e a tradição do silêncio dos sinos das igrejas entre a sexta-feira santa e o domingo de Páscoa, como um sinal de luto e, por isso, antes de existirem ovos de chocolate era comum presentear as pessoas queridas com sinos de chocolate.
Até há pouco tempo eu afirmava com toda convicção que não gostava de chocolate. Antes eu realmente achava que não gostava de chocolate, me dava uma sensação à boca de gordura ruim e açúcar puro. Hoje, com um pouco mais de conhecimento, continuo afirmando para a grande maioria que realmente não gosto de chocolate para não parecer esnobe e dizer o que realmente aprendi: Eu gosto de chocolate sim! Mas só daqueles com altíssimo teor de cacau, e alguns combinados com cascas de laranja, damascos, avelãs, nougat, alguns crocantes... nada de gordura hidrogenada ou outras gorduras ruins que deixam um gosto de sebo na boca, e muito menos os muito doces porque, definitivamente, não gosto do sabor do açúcar em si. E tem mais: nem sempre isso quer dizer que só gosto de chocolate caro, de jeito nenhum! Até porque tem algumas marcas bem caras no mercado que eu também não consigo engolir.
Mas uma questão que tem me atormentado nas últimas semanas é: qual o prato típico do domingo de Páscoa?! O que é tradição à mesa das famílias brasileiras? Carne de Porco? Cordeiro? Churrasco?
Por onde pergunto recebo uma resposta diferente... Qual a sua tradição? Será que existe um almoço típico de Páscoa?
Eu achava que a tradição na minha família era carne de porco, um lombinho ou pernil assado. Mas ontem descobri que minha mãe fez um cordeiro. E isso reascendeu questão: o que temos à mesa de Páscoa além do chocolate? Alguém pode me responder?

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Oi Dani, como andam as coisas ai? Na casa da familia Barnhart a mesa da Pascoa fica bem servida com peto de peru e pure de batatas, alem dos chocolates. Rsrsrs... Manda noticias amiga!

Um beijo pra te e um abraco pra Tcheko!

Anthony, Vanessa e Nicole

5:21 PM

 

Postar um comentário

<< Home