Equipe inteira de um Café pede demissão
Parece brincadeira, mas isso realmente aconteceu há poucos dias, no Gorilla Coffee em Nova York. O motivo, conforme nota de um dos proprietários à imprensa, teria sido uma exigência para que um dos sócios se afastasse da operação da empresa.
Outra matéria, no NY Times, traz carta onde os funcionários dizem apenas que “o ambiente era hostil, degradante e impossível de se trabalhar”. Ninguém explicou exatamente o que houve!
Fiquei me perguntando se o mesmo aconteceria por aqui. E logo em seguida surgiu outra questão em mente: se o problema era com um dos sócios que tornava o ambiente insuportável, porque não o processaram? Não sou advogada, mas sei bem que os advogados americanos conseguem sempre achar um motivo para processar alguém...
Trabalho com assessoria e treinamento de equipes de bares e restaurantes há algum tempo e já vi muitas equipes insatisfeitas, seja com o clima entre os colaboradores, seja entre funcionários e patrões, e também por ambiente realmente insalubre. Mas jamais vi uma equipe inteira se unir e pedir demissão. Já pensou se essa moda pega por aqui?
Também conheci algumas equipes que odiavam um sócio (aquele que trabalhava efetivamente no restaurante) e amavam o outro (que só aparecia de vez em quando). E já vi coisas que prefiro não comentar.
De tudo isso, uma coisa é certa: a falta de respeito é algo inaceitável. Tanto do ponto de vista dos funcionários, quanto dos proprietários. E, quando a situação chega a tal ponto, o melhor mesmo a fazer é sair de cena!
Espero que esse fato sirva de lição a muitos proprietários de restaurantes no Brasil. Que sirva de incentivo a equipes que trabalham em condições desumanas para que se unam e busquem uma saída (se possível, melhor que esta).
Não quero defender nenhum lado. Quero apenas que funcionários e patrões se relacionem melhor, vistam a camisa um do outro, se comuniquem mais, entendam o ponto de vista do outro e, unidos, ajudem sua empresa a crescer.
Já ajudei muita equipe a se unir para expor aos proprietários suas vontades, e já instrui muitos proprietários a ouvirem seus colaboradores. Não adianta, a melhor saída é sempre a conversa entre ambas as partes – por mais difícil que possa parecer.
De qualquer forma, estou ansiosa por saber como vai terminar essa história.
E você, o que faria numa situação dessas?
1 Comments:
Esse acontecido lembra muito um episódio do Gordon Ramsey em Kitchen's Nightmare :)
9:10 AM
Postar um comentário
<< Home