SIMPLESMENTE O MELHOR
(Escrito em: 17 Abril 2010)
Li o Blog do Luiz Horta sobre o campeão mundial de Sommeliers e adorei!
Concordo que nariz empinado e conhecimento enciclopédico são anti-vinho. Aliás, não tem coisa mais aborrecida do que um sommelier que ao indicar um rótulo ou durante o serviço de vinho quer lhe dar uma "aulinha grátis", cheia de informações que não interessam ao consumidor, e com ares de superioridade.
Mas, como também dou aula e treinamento de serviço a garçons, fiquei interessada em saber o que fez do Basset ganhar o título de melhor do mundo. Li várias reportagens sobre o assunto e no site do Planeta Vino cheguei a conclusão que ele venceu de longe seus concorrentes, em várias das sete etapas do concurso, porque:
Foi muito honesto ao definir sua profissão dizendo que o Sommelier é sobretudo um "businessman", um elo importante entre o produtor e o consumidor final, e uma fonte de inspiração à sua equipe! Só essa frase já arrancou suspiros da platéia.
Demonstrou conhecimento técnico exemplar, como todos os outros que lá estavam.
Reconheceu um erro e o mencionou perante o público e jurados durante uma das provas.
Mas foi superior no quesito excelência no serviço ao preocupar-se com possíveis restrições alimentares da comissão julgadora. Isso surpreendeu a todos pelo detalhe de atenção e cuidado aos "clientes", não apenas cumprindo seu dever de servir o que lhe foi designado.
Completando a conquista da simpatia e para a surpresa de todos, ofereceu algo a mais
(que não estava no script): destilados digestivos e café.
Enfim, oferecer mais do que o esperado, aliado à técnica e simpatia no serviço, é o que distingue o bom do "simplesmente o melhor"! Pratiquem isso!
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