Mundo Gastronômico

22 maio, 2010

Hurts so good!

Minha história com o SENAC é antiga: de Aluna de cozinha em Águas de São Pedro (SP) no início dos anos 90, a Instrutora de cursos de etiqueta, serviço de copa, serviço de coffee break, elaboração de cardápios e festivais gastronômicos no SENAC-PR, em Curitiba, no início de 2000. Agora me preparo para voltar. Dessa vez ao SENAC-SP para lecionar a disciplina Cozinha das Américas, no curso de Gastronomia. Há algumas semanas comecei o plano de aulas atualizando apostila, revisando e corrigindo receitas. Junto com a preparação do material de apresentação das aulas, comecei a testar algumas receitas nos finais de semana em casa. Lembro que passei horas ralando milho para uma receita chilena de Pastel de Choclo (foto), que ao final ficou deliciosa, mas foi bem trabalhosa.

Bem, as aulas também estão ficando muito boas. No início da semana, na estréia, já fiz alguns ajustes – aquela sintonia fina necessária após cada aula dada na cozinha. A turma de futuros chefs é boa. Alguns talentos em formação e bem dedicados, outros com certo interesse, e uns que ainda não sabem o que estão fazendo ali. Normal. Enfim, nova fase, energias renovadas e a certeza de estar fazendo o melhor. E, como sempre digo aos alunos: não tenho a pretensão de ensinar tudo o que sei e aprendi ao longo dos anos, minha satisfação é inspirá-los a aprender, instigá-los a buscar informação, dividindo minha sede por estar sempre buscando novidades e melhorar. Afinal, a carreira de Chef é longa, árdua, e raramente bem remunerada. Dura, mas gostosa. Como a música do John Mellencamp: Hurts so good!